TRATAMENTO DE DIVERTÍCULO CALICINAL COM CÁLCULO GRANDE NO SEU INTERIOR.
A técnica de tratamento dos divertículos calicinais com cálculo por ureterorrenoscopia flexível associada ao Holmium laser é na atualidade considerada por nós como menos traumática que a cirurgia renal percutânea e mais efetiva que a LECO.
As incisões na parede do óstio diverticular podem ser feitas nas posições das 6 e 12 horas; e a profundidade deve atingir, em toda extensão, a gordura que envolve o sistema coletor intra-renal. Obedecendo a estes posicionamentos para as incisões e respeitando o limite de profundidade relatado, não tivemos nenhum sangramento importante.
A ureterorrenoscopia flexível, isolada ou associada ao uso do Holmium laser, é método diagnóstico e terapêutico pouco difundido em nosso meio. Existe uma curva de aprendizado longa, utiliza-se equipamentos de elevado custo e reduzida vida útil. Isto constitui preocupação entre os urologistas que se interessam pela técnica apresentada, quando soma-se o fato de que a inexperiência está sempre associada a maior danos aos equipamentos e podendo gerar complicações ao paciente.
No entanto, com o domínio técnico do método, observam-se invariavelmente muito bons resultados. A patologia usualmente é tratada em regime ambulatorial, e é sempre muito bem aceita pelos pacientes, quando oferecida como alternativa à LECO e à cirurgia renal percutânea.